O Projeto Áudio Alerta, um microfone inteligente que detecta automaticamente sons perigosos e envia alarmes, saiu como um dos vencedores, no último fim de semana, do Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha, uma competição que estimula o desenvolvimento de aplicações em plataforma Internet de Todas as Coisas (IoE).

 

Realizado pela Escribo (antiga Daccord), uma empresa pernambucana cujos projetos vêm sendo apoiados por meio do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE), do CNPq/MCTI, o Microfone Inteligente Conectável (MIC), versão para ambientes internos do Áudio Alerta, poderá ser utilizado, por exemplo, na área de segurança na detecção de disparos de armas de fogo, no monitoramento de bancos, cofres-fortes, caixas eletrônicos e residências por meio do reconhecimento de batidas em paredes, vidros quebrando etc. Além de na área de saúde, na detecção de eventos como quedas, gemidos e pedidos de socorro. 

No caso específico do Desafio, de acordo com o pesquisador e diretor executivo da Escribo, Américo Amorim, a partir de agora a Cisco vai viabilizar a instalação do Áudio Alerta no Porto Maravilha, um projeto de revitalização urbana que será uma das atrações da Olimpíada. "Vamos atuar na área de segurança, detectando tiros, colisões, vandalismo, arrombamentos e também no meio ambiente, controlando poluição sonora. Será uma grande vitrine, pois a Cisco vai tentar embarcar o Áudio Alerta e o MIC em diversos outros projetos ao redor do mundo", comemora o pesquisador do RHAE.

Os deficientes auditivos também poderão se beneficiar do MIC com os avisos sobre eventos perigosos no entorno. Hospitais, clínicas e escolas também se beneficiam, pois, o sistema também apoia no controle de ruídos sonoros no entorno destas localidades. 

Porto Maravilha

O Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha foi uma competição aberta a startups, empreendedores e desenvolvedores de todo o Brasil. A partir do resultado da competição, a Cisco ajudará as cinco melhores soluções a tornar-se realidade por meio de um processo de aceleração. A meta final é desenvolver soluções que colaborem com a transformação urbana do Rio de Janeiro.

Para um melhor direcionamento das aplicações que foram desenvolvidas para o Desafio, foi conduzido um estudo sobre as necessidades quanto ao uso da tecnologia no Porto Maravilha, região portuária do Rio, que está passando por uma revitalização por meio da Operação Urbana Porto Maravilha. Este processo é parte da preparação da cidade para os grandes eventos esportivos.

Popularização da Ciência do CNPq