É com grande satisfação que a Embaixada da Suíça comunica a abertura das inscrições, para o programa de bolsas de estudo destinado a estudantes brasileiros já graduados. As oportunidades abrangem três modalidades acadêmicas:

 
a) Doutorado: Candidatos interessados em cursar doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 3 anos;

 
b) Pós-Doutorado: Pesquisadores que já possuem um doutorado, que desejam conduzir uma pesquisa de pós-doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses;

 
c) Pesquisa: Candidatos já inscritos em programas nacionais de doutorado, ou médicos que cursam especialização, que estejam interessados em fazer pesquisa em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses.

 

Não haverá bolsas para graduação e mestrado.

 

Os critérios de elegibilidade e mais informações sobre a chamada para o ano letivo de 2018-2019 estão classificados por países e disponíveis para consulta na página de internet da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS) por meio do seguinte link: 

 

 

A Embaixada da Suíça ressalta que encontrar um(a) pesquisador(a), professor(a), programa de pós-graduação e/ou uma universidade suíça é de inteira responsabilidade dos interessados.

 

Todos os interessados que atendam aos requisitos de admissão conforme o tipo de programa escolhido, favor solicitar,  a partir de 01.08.2017diretamente na Embaixada da Suíça no Brasil os documentos de candidatura, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Os documentos de candidatura devem ser impressos e preenchidos para serem devolvidos em três vias à Embaixada até a data limite, juntamente com os documentos requeridos.


Data limite para entrega dos dossiês de candidatura: 31.10.2017 (será considerada a data de postagem). 



Endereço para envio:

 

Embaixada da Suíça

"Bolsa de Estudo"
SES Av. das Nações, Quadra 811, Lote 41 
70448-900 Brasília DF
 

Maiores informações sobre oportunidades de estudo ou pesquisa nas diversas instituições suíças podem ser encontradas nos seguintes sites: