Mestrado/ Doutorado

 

Área de Concentração: Engenharia de Construção Civil

  

Linha de Pesquisa: Estruturas e Construção Civil

 

1. Disciplinas obrigatórias (8 créditos, 120 horas)

  

Ênfase: Estruturas

 

Cálculo avançado (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Equações Lineares; Vetores, matrizes e determinantes. Transformações de coordenadas; análise tensorial. Diferenciação parcial Integrais múltiplas Análise vetorial. Números complexos. Séries de Fourier. Equações diferenciais ordinárias. Cálculo das variações. Equações diferenciais parciais. Transformações integrais.

 

Teoria da elasticidade (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Fundamentos matemáticos (revisão de álgebra matricial), tensores (introdução aos tensores cartesianos, notação indicial, vetores e tensores, matrizes de transformação, matrizes ortogonais, operações com tensores, simetria e anti-simetria, álgebra vetorial em notação indicial, operadores diferenciais para tensores cartesianos, propriedades adicionais de tensores cartesianos; teoremas integrais), tensão (distribuição de forças, conceito de tensão, equações de transformação de tensões, fórmula de Cauchy, equação do movimento, tensões principais, círculos de Mohr tridimensionais), deformação (tensor gradiente de deslocamento, superposição, pequenas deformações, tensor de deformação unitária infinitesimal, tensor de rotações infinitesimais; dilatação cúbica e distorção; equações de compatibilidade), relações tensão deformação, lei de Hooke, estado plano de tensão e deformação, função tensão de Airy, problemas planos de Elasticidade), elasticidade Tridimensional (Lei de Hooke para material isotrópico via superposição, constantes de material linear elástico, Lei de Hooke generalizada, energia de deformação, introdução à termo elasticidade, exemplos de aplicação).

 

Ênfase: Materiais

 

Dosagem em concreto (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Estrutura interna do concreto, materiais para dosagem, água, cimento, agregado, materiais pozolânicos, aditivos, métodos de dosagem, controle de qualidade.

 

Introdução a ciência e engenharia de materiais (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução à Ciência e Engenharia dos Materiais, estruturas Cristalinas e Geometria dos Cristais, Solidificação, Defeitos Cristalinos e Difusão no Estado Sólido, Introdução às Propriedades Mecânicas dos Materiais, diagramas de Fases, ligas Metálicas de Engenharia, Polímeros (Cerâmicos e Compósitos).

 

Ênfase: Construção Civil

 

Gerenciamento na construção civil (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Contexto da indústria da construção civil. Abordar temas como a produtividade na construção; fatores que afetam a produtividade; noções gerais sobre a qualidade na construção; sistemas de gestão da qualidade; normas técnicas relativas à gestão da qualidade; planejamento e controle nas empresas de construção; técnicas de planejamento e controle; curvas de agregação de recursos; custos na construção; sistemas de informações gerenciais na construção.

 

Metodologia científica (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Elaborar e desenvolver pesquisas e trabalhos científicos obedecendo às orientações e normas vigentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e na Associação Brasileira de Normas Técnicas. Discutir a construção de teorias na área de construção civil.

 

2. Disciplinas complementares (16 créditos, 240 horas)

 

Análise dinâmica estrutural (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Análise determinística. Vibração livre e forçada: amortecida e não-amortecida, vibração transiente e persistente de sistemas lineares com um e vários graus de liberdade. Espectros de resposta para sistemas lineares submetidos a excitações impulsivas e periódicas. Vibração de sistemas contínuos. Aplicações a sistemas simples.

 

Análise experimental de tensões (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Análise Experimental de Estruturas, Estado de Deformação, Instrumentos de Medição, Sistemas de Ensaio, Procedimentos de Ensaio, Interpretação de Resultados, exemplos diversos.

 

Análise modal (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Problema de autovalor e autovetor. Modelagem matemática da Função de Resposta em Frequência (FRF). Técnicas de medição de FRFs. Análise dos métodos de extração de parâmetros modais no domínio do tempo e da frequência. Correlação de parâmetros modais experimentais e numéricos. Realização de ensaios em estruturas. Análise Modal Operacional. Uso de parâmetros modais como atributos para identificação de danos em estruturas.

 

Análise multivariada de dados (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Desenvolver habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento, tratamento e exploração de bases de dados objetivos e subjetivos, com o auxílio de sotfware estatístico. Distribuição de frequências; desvio padrão; distribuição normal; Erros do tipo I e II; Exploração de dados: normalidade e homogeneidade; Correlação bivariada; Correlação parcial; Coeficientes de correlação; Regressão simples e múltipla; Regressão logística; Comparação de médias: teste t; Anova.

 

Análise não linear de estruturas (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Teorias de Vigas de Bernoulli e Timoshenko, princípio dos trabalhos virtuais, método matricial dos meslocamentos, método matricial das forças; método da rigidez direta.

 

Aproveitamento de resíduos na construção civil (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Alternativas para reciclagem de resíduos como materiais de construção, classificação dos resíduos, técnicas para a caracterização do resíduo, desenvolvimento de novos produtos a partir de resíduos- avaliação da microestrutura, tipos de resíduos: sílica ativa, escórias, cinza volante, cinza de casca de arroz, metacaulim, resíduo de couro, lodo das estações, da indústria calçadista, entulho de obra e outros, novas tendências no estudo de aproveitamento de resíduos.

 

Avaliação de impactos ambientais em obras civis (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Propiciar aos alunos do Mestrado em Engenharia Civil uma visão integrada da inserção do meio físico no contexto de impacto no meio ambiente, através de conhecimento específico dos conceitos que envolvem o tema, das técnicas de avaliação de impacto ambiental e das questões práticas de desenvolvimento de projetos na área ambiental e as respectivas implementações; com ênfase no estudo das modificações no meio físico geradas pelas várias fases das obras civis: projeto, execução, operação e desativação.

 

Concreto armado I (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Fundamentos do Projeto de Estruturas; Dimensionamento e Verificação de Pilares; Análise Limite última de Vigas à Flexão; Cálculo de Vigas ao Esforço Cortante; Dimensionamento e Verificação de Lajes Maciças Retangulares; Introdução à teoria das linhas de ruptura; Verificação no Estado Limite de Utilização.

 

Concreto armado II (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução à Teoria de Flexão de Placas; Cálculo de Lajes Nervuradas, Cálculo de Lajes Lisas; Dimensionamento à Torção; Análise de Vigas Parede e Consolos Curtos. Conteúdo Programático: Introdução à Teoria de Flexão de Placas: Algumas Relações da Teoria da Elasticidade, Equação Diferencial da Placa, Condições de Contorno, Solução da Equação Diferencial da Placa, Tabelas para Lajes de Concreto Armado, Exemplos de Cálculo, cálculo de Lajes Nervuradas: Introdução, Prescrições Normativas, Cálculos dos Esforços, Exemplos de Cálculo, Cálculo de Lajes Lisas: Introdução, Cálculo dos Esforços, Punção Simétrica, Exemplos de Cálculo, Dimensionamento à Torção: Introdução, Torção em Vigas, Analogia da Treliça de Mörsch, Critérios Normativos, Exemplos de Cálculo, Análise de Vigas Parede e Consolos Curtos: Introdução, Análise das Tensões, Critérios de Dimensionamento, Consolos Curtos, Exemplos de Cálculo.

 

Concreto protendido (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Conceitos básicos no concreto protendido. Funcionamento estático da protensão.Propriedades dos materiais: aço e concreto. sistemas de protensão. Tipos de protensão. Execução e controle da protensão nas obras. Critérios de projeto: estados limites e grau de protensão. Dimensionamento e verificações na flexão. Detalhamento traçado dos cabos. Perdas de Protensão: imediatas e progrssivas. Estado limite último na flexão. Estado limite último no cisalhamento. Verificações nas zonas de ancoragens e apoios. Protensão em estruturas hiperestáticas. Protensão em lajes e vigas contínuas.

 

Confiabilidade estrutural (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Conceitos iniciais de Confiabilidade Estrutural. Fundamentos de Probabilidade e Estatística Aplicada à Engenharia. Formulação do Problema de Confiabilidade Estrutural. Métodos de Transformação. Simulação de Monte Carlo. Confiabilidade de Sistemas. Calibração de Normas de Projeto Estrutural baseada em Confiabilidade.

 

Construção sustentável (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Agenda 21 para a Construção sustentável. Projeto e arquitetura sustentável. Construção sustentável. Tecnologias para a sustentabilidade. Análise de ciclo de vida. Indicadores de sustentabilidade. Metodologias para avaliação ambiental e certificação verde de produtos e edifícios. Avaliação da sustentabilidade de edifícios. Apresentação e discussão de casos de referência. Aplicações em estudo de caso.

 

Controle de ruído (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Conceitos fundamentais do som. Nível logarítmico e espectro sonoro. Mecanismo da audição. Instrumentação. Grandezas, critérios, normas e legislações para avaliação do ruído. Fontes sonoras. Propagação sonora ao ar livre e ruído ambiental. Condicionamento Acústico de ambientes. Isolação sonora. Desempenho acústico de edificações. Simulação numérica de acústica de salas.

 

Dinâmica estrutural com aplicação em pontes (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Sistema com 1 Grau de Liberdade: equação de movimento, vibrações livres, vibração forçada com solicitações harmônicas, periódicas e não periódicas. Sistema com vários Graus de Liberdade: vibrações livres e ortogonalidade das soluções, vibrações forçadas periódicas e não periódicas (método da superposição modal), métodos numéricos de integração direta, análise no domínio da frequência. Efeitos dinâmicos em pontes induzidos pelo tráfego de veículos.

 

Engenharia de custos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Terminologia de Custos, Classificação dos Custos Industriais, Sistemas de Custeio e Análise de Custos, Características dos Custos da Construção Civil, custos dos Insumos da Construção Civil, Refugos, Sobras, Desperdícios e Unidades Defeituosas, estimativas de Custo e Orçamentação: Conceitos, Classificação e Abordagem dos Tipos, orçamento Operacional, preço e Lucro, estudos sobre Metodologia de Desenvolvimento e Implantação de um sistema de Custos.

 

Engenharia econômica (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução. generalidades e fundamentos de matemática financeira; conceitos, técnicas e métodos de análise econômica para decisões de engenharia; avaliação econômica e análise de viabilidade de empreendimentos; Introdução à engenharia de custos; estudo de casos.

 

Estratégia e competitividade na construção civil (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Contexto da indústria da construção civil. Teorias Organizacionais. Abordar temas como estratégias de mercado na construção civil; fatores que afetam a definição da estratégia; tipologia da estratégia; escolas do pensamento estratégico; configuração do produto; distribuição do produto; precificação do produto; promoção do produto; desempenho e competitividade; participação de mercado; velocidade de vendas; valor geral de vendas; avaliação de desempenho em vendas.

 

Estrutura metálica (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Estruturas de Aço: Aspectos Gerais e Campo de Aplicação das Estruturas de Aço. Processo de Fabricação do Aço. Propriedades dos Aços Disponíveis no Mercado. Diagrama Tensão-Deformação. Métodos de Dimensionamento e Normas em Vigor. Ações e Segurança : Método dos Estados Limites. Dimensionamento e Verificação de Barras tracionadas, comprimidas, fletidas, flexotracionadas e flexocomprimidas. Dimensionamento e Verificação de Ligações Parafusadas e Soldadas. Noções sobre Projetos Estruturais em Aço.

 

Estruturas de concreto armado  (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Fundamentos do Projeto de Estruturas; Dimensionamento e Verificação de Pilares; Análise Limite última de Vigas à Flexão; Cálculo de Vigas ao Esforço Cortante; Dimensionamento e Verificação de Lajes Maciças Retangulares; Introdução à teoria das linhas de ruptura; Verificação no Estado Limite de Utilização.

 

Estruturas de concreto armado II (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução à Teoria de Flexão de Placas, Cálculo de Lajes Nervuradas, Cálculo de Lajes Lisas, Dimensionamento à Torção, Análise de Vigas Parede e Consolos Curtos. Conteúdo Programático: Introdução à Teoria de Flexão de Placas: Algumas Relações da Teoria da Elasticidade, Equação Diferencial da Placa, Condições de Contorno, Solução da Equação Diferencial da Placa, Tabelas para Lajes de Concreto Armado, Exemplos de Cálculo, cálculo de Lajes Nervuradas: Introdução, Prescrições Normativas, Cálculos dos Esforços, Exemplos de Cálculo, cálculo de Lajes Lisas: Introdução, cálculo dos Esforços, Punção Simétrica, Exemplos de Cálculo, dimensionamento à torção: Introdução, Torção em Vigas, Analogia da Treliça de Mörsch, Critérios Normativos, Exemplos de Cálculo, análise de Vigas Parede e Consolos Curtos: Introdução, Análise das Tensões, Critérios de Dimensionamento, Consolos Curtos, Exemplos de Cálculo.

 

Estruturas de madeira (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Ações, Carregamentos, Classes de Carregamentos: situações de projeto, valores representativos das ações. Valores de cálculo, fatores de combinação e coeficientes de ponderação, Combinações de ações em relação aos estados limites últimos e em estados limites de utilização. Propriedades das madeiras: valores característicos, valores de cálculo. Dimensionamento: esforços atuantes, esforços resistentes, solicitações normais, solicitações tangenciais, estabilidade. Ligações: ligações mecânicas, ligações excêntricas, ligações com adesivos, critérios de dimensionamento. Disposições construtivas: dimensões mínimas, esbeltez máxima, ligações, procedimentos executivos, classificação de peças, durabilidade da madeira.

 

Estruturas especiais (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução, estruturas especiais: Conceitos, materiais Compósitos: Fibras artificiais, concretos com fibras e novos materiais, caracterização de materiais compósitos com fibras: Ensaios para caracterização física e mecânica, elementos em concreto com fibras à flexão, elementos em concreto com fibras ao cisalhamento.

 

Estruturas pré-moldadas de concreto (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução,Produção e Projeto de Estruturas Pré-moldadas de Concreto, Ligações entre Elementos Pré-moldados, Mecanismos Básicos para Transferência de Forças, Modelos de Bielas e Tirantes para Análise de Elementos e Ligações Pré-moldadas.

 

Gestão de projeto (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Previsão da Demanda. Planejamento e Controle da Capacidade Produtiva. Planejamento e Controle de Estoque. Programação da Produção. MRP.

 

Gestão empresarial na construção civil (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Teorias Administrativas. Conceitos de planejamento estratégico e administração estratégica. Estratégias empresariais. Processo de Planejamento estratégico. Metodologias e elaboração de plano estratégico. Empreendedorismo. Fundamentos Teóricos de Desenvolvimento Organizacional. Cultura Organizacional. O papel do gerente e o desenvolvimento de Competências organizacionais e gerenciais.

 

Introdução à teoria das placas e cascas (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: 1 – Introdução à Teoria das Placas: Algumas Relações da Teoria da Elasticidade, Equação Diferencial da Placa, Condições de Contorno, Solução da Equação Diferencial da Placa, Tabelas para Lajes de Concreto Armado, Exemplos de Cálculo. 2 – Introdução à Teoria das Cascas: Relações Deformação-Deslocamento, Equações de Equilíbrio, Condições de Contorno, Equações Constitutivas, Modelagem Computacional, Considerações Finais, problemas propostos.

 

Madeiras e suas aplicações (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Noções sobre anatomia e Identificação de Madeiras; Secagem artificial de Madeira; Adesivos para madeira (Adesão); Resinas, tintas e vernizes para madeira; Madeira preservada e Tratamentos preservativos; Madeira aglomerada, Medium Density Fiberboard (MDF); Compensados e Laminados; Madeira serrada; Finger joints; Madeira Laminada Colada, Aplicação de madeiras e de materiais à base de madeira:  Acabamentos, Paredes, divisórias, janelas, portas e forros, Casas de Madeira, Sistemas estruturais, Ligações.

 

Materiais de construção sustentáveis (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Apresentação da disciplina. Materiais de Construção e o Meio Ambiente. O uso de Agregados na Construção Civil. Aglomerantes e Materiais Cimentícios Suplementares. Concretos e Argamassas Especiais. Aditivos Químicos. Componentes produzidos com materiais alternativos e inovadores.

 

Manutenção, reparo e reforço de estruturas (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Manutenção de Estruturas; Metodologia para Diagnóstico e Intervenção; Base para o Projeto de Reforços com Polímeros Reforçados com Fibra (PRF), Reforço à Flexão com PRF, Reforço ao Cisalhamento com PRF, Confinamento com PRF.

 

Mecânica da fratura do concreto (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução. Princípios da Mecânica da Fratura Linear Elástica. Princípios da Mecânica da Fratura não Linear. Estrutura e Processos de Fratura do Concreto. Aplicações da Mecânica da Fratura.

 

Método dos elementos finitos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução, Fundamentos Matemáticos, Princípios Variacionais, Técnicas de Formulação, Elementos Básicos, Formulação Isoparamétrica, Implementações Computacionais, Conteúdo Programático: Introdução - Histórico do Método, Campos de Aplicação, Conceitos Fundamentas e Idéia Básica do Método; Revisão das Equações Fundamentais da Teoria da Elasticidade, Revisão do Método da Rigidez Direta, Fundamentos Matemáticos - Revisão de alguns fundamentos matemáticos: Transformação entre sistemas de coordenadas, Integração Numérica; Interpolação, Cálculo Variacional, Princípios Variacionais - Energia potencial de corpos elásticos, Princípio da Energia Potencial Estacionária, Equações governantes, Forma forte e forma fraca, Princípio dos Trabalhos Virtuais, Técnicas de Formulação - Métodos de Resíduos Ponderados, Método de Galerkin, Método de Rayleigh-Ritz, Elementos Básicos - Funções de forma unidimensionais, Formulação do elemento de treliça, Formulação do elemento de viga; Formulação do elemento triangular de deformação constante, Formulação Isoparamétrica - Elemento Quadrilateral Bilinear, Sistemas de coordenadas paramétricas, Aplicação da quadratura gaussiana, Elementos Quadrilaterais Quadráticos, Elemento Triangular Quadrático, Ordem de quadratura apropriada, Instabilidade e modos incompatíveis, Implementações Computacionais - desenvolvimento dos algoritmos referentes ao método, e devida implementação. Metodologia: Serão realizadas aulas expositivas com auxílio de software matemático (MathCAD e MatLAB), e projetor multimídia. Durante a realização do curso será desenvolvido um programa completo de Elementos Finitos utilizando-se o software MatLAB.

 

Métodos estatísticos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Conceitos Básicos de Estatística: Cálculos de Média, Moda, Mediana, Desvio-Padrão, Coeficiente de Variação, Quantis, Assimetria, Curtose, Distribuições Amostrais, Valores Espúrios. - Utilização de Softwares Estatísticos. - Probabilidade: Principais Teoremas, Probabilidade Condicional, Teorema de Bayes, Variável Aleatória (v.a.), Distribuições de Probabilidade, Momentos de uma v.a.; Principais Distribuições Discretas: Uniforme, Bernoulli, Binomial, Geométrica, Poisson, Pascal; Principais Distribuições Contínuas: Uniforme, Normal, Exponencial, Gama, Qui-quadrado, t-student, F-Snedecor, Beta, Log-normal. - Inferência: Construção de Intervalos de Confiança, Comparação de Médias, ANOVA. - Testes de Adequação: Qui-quadrado, Kolmogorov-Smirnov. - Amostragem: Determinação do Tamanho Mínimo da Amostra. - Correlação e Regressão: Regressão Linear Simples, Regressão Linear Múltipla. - Planejamento de Experimentos: Modelos Fatoriais, Quadrado Latino. - Análise Multivariada: Análise de Clusters, Análise de Componentes Principais.

 

Métodos numéricos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Representação numérica. Estudo de curvas. Representação polinomial: métodos de interpolação, aproximação por splines. Resolução de sistemas lineares. Resolução de equações não-lineares. Resolução de sistemas não-lineares. Técnicas de integração e diferenciação numéricas. Resolução de equações diferenciais ordinárias: métodos de Euler, Runge-Kutta, preditor-corretor. Resolução de equações diferenciais parciais.

 

Modelagem multifísica de estruturas (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução. Estruturas especiais: conceitos. Modelos numéricos. Acomplamentos entre os campos multifísicos. Modelos de umidade. Modelos de carbonatação. Modelos de fluência. Aplicações.

 

Patologia das construções (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Conceito de Patologia aplicado à construção; manifestações patológicas da alvenaria e revestimentos; problemas causados pela umidade; recalques de fundação; manifestações patológicas do concreto armado; características do projeto de recuperação e reforço; procedimentos de reparo e reforço estrutural; metodologia para análise e diagnóstico das manifestações patológicas.

 

Planejamento urbano e a gestão de políticas públicas (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Aspectos teóricos do planejamento aplicado a problemática urbana, estrutura urbana, espaço urbano e regional. Teorias explicativas da organização das cidades: modelos ecológicos, valor da terra, uso e ocupação do solo.. Gestão de políticas urbanas políticas habitacionais, políticas de organização do espaço urbano e setores infra-estruturais urbanos, ênfase na interface do planejamento urbano e o saneamento ambiental.

 

Processo decisório (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: A funcão decisão no contexo da administracão de empresas da construção civil. Métodos e processos de decisão. A decisão participativa e a prática no contexto de empresas da construção civil.

 

Resíduos e novos materiais (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Resíduos industriais e agrícolas: pesquisa na área de utilização e reciclagem de resíduos sólidos e subprodutos industriais; resíduos industriais e agrícolas utilizados como materiais e componentes de construção. Novos Materiais oriundos de resíduos regionais e materiais regionais, materiais reciclados na construção civil e novos materiais na utilizados na indústria da construção civil.

 

Técnicas instrumentais aplicadas em materiais de construção (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução: Conceitos Fundamentais dos materiais de construção civil, Características exigidas nos materiais de construção civil, Propriedades mecânicas (Resistência, módulo de elasticidade, tipos de tensões, deformações, ductilidade, tenacidade, resiliência, fluência), Propriedades térmicas (análise térmica), Propriedades químicas (composição química de materiais), Propriedades físicas (massa específica, massa unitária, tempo de pega do cimento Portland, granulometria de agregados), Ensaios de acordo com as normas da ABNT.

 

Tecnologia das argamassas (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: O objetivo da disciplina é estudar os requisitos e critérios de desempenho de argamassas, com a finalidade para revestimento horizontal ou vertical e assentamento de material cerâmico, seja alvenaria ou revestimento, e promover discussões sobre as propriedades dos materiais constituintes das argamassas.

 

Tópicos especiais em produção civil - projetos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução; Visão geral dos sistemas de produção; Administração da produção; Papel estratégico e objetivos da produção; Estratégia da produção; Organização da produção; fundamentos de operações para gestão da operação; Fundamentos financeiros e de marketing para gestão da produção; Os princípios administrativos do modelo Toyota (Classe Mundial). Novos modelos de gestão da produção; Lean Construction.

 

Área de Concentração: Engenharia Hídrica

 

Linha de Pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental 

 

1. Disciplinas obrigatórias (8 créditos, 120 horas)

 

Métodos matemáticos e estatísticos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Solução numérica de EDO, Solução numérica de EDP's: Diferenças finitas, volumes finitos e elemtnos finitos; Tratamento estatístico de variáveis, representação gráfica, representação numérica; principais modelos proabilísticos; análise freqüencial.

 

Métodos quantitativos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Distribuição de Frequência. Técnicas de Amostragem. Estatística Descritiva: Medidas de tendência central e medidas de dispersão. Estatística Aplicada a Engenharia hídrica, Introdução à hidrologia Estatística e Indicadores Ambientais.

 

2. Disciplinas complementares (16 créditos, 240 horas)

 

A água e o desenvolvimento sustentável na amazônia (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução, aspectos gerais dos recursos hídricos, o ciclo hidrológico e a problemática do uso da água na Amazônia, desenvolvimento e natureza, perspectiva do desenvolvimento sustentável, gestão e cobrança dos recursos hídricos no mundo, gestão e planejamento dos recursos hídricos no Brasil, a cobrança pelo uso da água, Bacia Amazônica e a sustentabilidade do uso da água.

 

Água subterrânea (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Distribuição da água no planeta, Principais tipos de rocha, Infiltração e escoamento subterrâneo, Zonas de umidade do solo, Escoamento subterrâneo, Propriedades hidráulicas , Porosidade, Permeabilidade e Lei de Darcy, Transmissividade, Armazenamento, Regimes de fluxo, Escoamento em meios fraturados, Tipos de aqüíferos, Projeto e construção de poços, Análise comparativa de custo: captação superficial X captação subterrânea.

 

Análise de séries temporais em recursos hídricos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: 1 - Tratamento Descritivo e Inferencial de Séries Temporais de Variáveis Hidro Meteorológicas: Coleta e tratamento de dados hidrológicos. Tendência e sazonalidade em séries temporais de variáveis hidro meteorológicas. Análise de séries hidrológicas com vistas à simulação hidrológica. Análise estatística descritiva e inferencial de variáveis hidrológicas e meteorológicas. Técnicas de construção de séries hidrológicas sintéticas. Análise de consistência e representação gráfica de variáveis hidrológica. Distribuição de probabilidade aplicada às séries temporais de variáveis hidro meteorológicas. 2 - Análise e Previsão de Séries Temporais: conceitos de processos estocásticos. Media e variância de processos estacionários. Coeficientes e funções de autocovariância e de autocorrelação. Estimação de funções de autocovariância e de autocorrelação. Modelos de séries temporais. Modelos estacionários. Modelos Auto Regressivos. Modelos ANN. Modelos de previsão de dados hidrológicos.

 

Aspectos qualitativos de recursos hídricos superficiais (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Reservas hídricas e sua distribuição, Ciclo hidrológico e os caminhos da Poluição, Ciclos biogeoquímicos, Ciclo do Fósforo, Ciclo do Nitrogênio, Ciclo do Carbono, Eutrofização, Estudo de casos da região Amazônica, Princípios básicos de normas de segurança em laboratório, Controle laboratorial utilizado em Engenharia Ambiental, Titulação de oxidação-redução, Titulação de precipitação, Coleta de material hidrológico e análise de parâmetros abióticos.

 

Avaliação de políticas públicas de saneamento (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Conceitos Básicos de Avaliação de Políticas Públicas de Saneamento, Bases Conceituais e teóricas, Variedade de Análise de Políticas, Avaliação de resultados, impactos e consequências.

 

Cidades sustentáveis (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução. Teorias que orientam os conceitos de sustentabilidade das cidades, enfocando práticas para o planejamento e a gestão municipal. Situação das cidades no mundo e os desafios para o atendimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. A infraestrutura urbana, a Legislação vigente e os Planos Municipais de Saneamento Básico. Competências e desafios dos gestores municipais para a sustentabilidade econômica, social e ambiental na prestação dos serviços. Utilização de ferramentas de controle e monitoramento na gestão municipal. Importância da regulação, da participação social e da transparência das informações. Práticas municipais na busca da Cidade Sustentável.

 

Engenharia de hidrovias (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: 1 - Definição de Parâmetros de Projetos Hidroviários: tratamento, consistência e previsão de variáveis hidro meteorológicas. Aplicação de distribuições de probabilidades em projetos hidroviários. Permanência de variáveis hidro meteorológicas. Definição de lâminas d’água de referência. Níveis de referência de rios para períodos de recorrência em anos úmidos e secos. Caracterização de vias navegáveis. Definição de parâmetros geométricos e planimétricos de vias navegáveis. Fundamentação de obras hidroviárias em corrente livre e de transposição de desnível. 2 - Obras Hidroviárias: definição de comboio tipo de projeto. Caracterização de vias navegáveis da região amazônica. Projeto geométrico e planialtimétrico de hidrovias. Projeto de dragagem e derrocamento. Fundamentos da hidrodinâmica de canais abertos. Obras de estabilização de rios e canais. Obras de transposição de desníveis. Controle das inundações através de obras de retificação de rios. Impactos ambientais de obras hidroviárias.

 

Gestão de recursos hídricos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: O ciclo hidrológico e bacia hidrográfica, Ciclo Hidrológico, Bacia Hidrográfica, Aspectos legais, Legislação Federal: Constituição Brasileira, Lei 9.433 da Política Nacional de Recursos Hídricos - PNRH, Código de Águas, Lei 9.438 da Política Nacional de Meio Ambiente, Propostas de regulamentação da PNRH, Legislação Estadual: Políticas Estaduais, Outros instrumentos legais de interesse, Aspectos organizacionais, Sistemas de Recursos Hídricos da: França; Espanha, Alemanha, Outros países, Sistema Nacional de Recursos Hídricos, concebido pela Lei 9.433: Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Comitês de Bacia Hidrográfica, Agência de Água, órgão gestor de águas federais, Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos: Sistema Paulista, Sistema gaúcho, Outros sistemas estaduais, Aspectos conceituais da gestão de recursos hídricos, Modelos de gestão: Burocrático, Econômico-Financeiro, Sistêmico de Integração participativa. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Necessidade de separação entre a Gestão da Oferta de Uso da Água, da Gestão do Uso Setorial dos Recursos Hídricos. Processo de planejamento de recursos hídricos, Conceito, Dinâmica de planejamento de recursos hídricos. Interpretação do planejamento à luz da lei 9.433. Integração dos planos nos âmbitos nacional, estadual e de bacia, hidrográfica. Integração dos instrumentos de gestão no processo de planejamento. Itemização de atividades componentes de um Plano de Recursos Hídricos. Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos, Enquadramento de corpos de água em classes de usos preponderantes. Outorga dos direitos de uso da água. Cobrança pelo uso da água. Rateio de custo. Sistema de informação sobre recursos hídricos. Outros instrumentos.

 

Gestão de resíduos sólidos na construção civil (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Construção civil; Definições, classificação, caracterização, geração e destinação do Resíduo de Construção no Brasil e em outros países; Legislação ambiental e referências normativas brasileiras no âmbito federal, estadual e municipal e requisitos ambientais na construção de edifícios (Resolução CONAMA 307); Avaliação do Ciclo de Vida de Resíduos da Construção Civil; Reciclagem de Resíduos de Construção sob a ótica municipal e dos canteiros de obra.

 

Hidrologia e climatologia (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Ciclo hidrológico. Bacia hidrográfica. Escoamento Superficial. Hidrograma Unitário. Hidrometria. Balanço hídrico. Águas subterrâneas. Controle de Enchentes. Regularização das vazões. Fundamentos de climatologia e meteorologia. Elementos e fatores climáticos. Movimentos da atmosfera. A água na atmosfera. Mudanças climáticas e seus efeitos. As causas das mudanças climáticas. A dinâmica atmosfera na América do Sul.

 

Hidrologia e hidrodinâmica (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Hidrologia Aplicada Ciclo hidrológico. Noções de hidrometeorologia. Mediações dos fenômenos hidrometeorológicos. Bacia hidrográfica, características morfológicas e topográficas. Precipitação. Evaporação. Infiltração. Evapotranspiração potencial. Escoamentos. Coleta, análise e processamento de dados hidrológicos. O balanço hidrológico de uma bacia hidrográfica. Hidromecânica Propriedade dos fluidos. Hidrostática. Dinâmica dos fluidos. A viscosidade e a resistência nos escoamentos em condutos livres e forçados. Orifícios, bocais e vertedores. Similaridade e teoria dos modelos em hidromecânica.

 

Infra-estrutura de saneamento e meio ambiente (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Conceituação dos sistemas de Infra-estrutura e suas redes. Histórico dos sistemas de infra-estrutura. Histórico da questão ambiental. Interações entre atividades humanas e meio-ambiente. Licenciamento Ambiental de Obras de Infra-estrutura. Estudo de impacto ambiental (EIA) e relatório de impacto ambiental (RIMA). Educação ambiental. Legislação referente a problemas de infra-estrutura e meio ambiente.

 

Instrumentação em saneamento ambiental (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Instrumentação. Medida de pressão. Medida de velocidade. Medida da vazão. Medida de temperatura. Medida de nível de líquido. Medidores para radiação solar. Medida de condutibilidade térmica. Medida de poder calorífico. Incerteza na Medição. Demonstrações dos medidores.

 

Introdução ao sistema de produção enxuta (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução; Histórico do STP, O modelo gerencial da Toyota, Os 14 princípios de Gestão da Toyota, Lean Office, Lean Interprice, Lean Construction, Suply Chain na Cadeia de Produção Lean, Fluxo Contínuo, Fornecedor Lean, Human Management Lean, LeanSigma.

 

 Métodos matemáticos (4 creditos, 60 horas) 

Ementa: Análise Numérica, Modelos e Modelagem; Solução Analítica de EDO’s, Solução Analítica de EDP’s, Erros, Solução Numérica de EDO’s, Solução Numérica de EDP’s, Métodos das Diferenças Finitas (MDF). 

 

Métodos estatísticos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conceitos Básicos de Estatística: Cálculos de Média, Moda, Mediana, Desvio-Padrão, Coeficiente de Variação, Quantis, Assimetria, Curtose, Distribuições Amostrais, Valores Espúrios. - Utilização de Softwares Estatísticos. - Probabilidade: Principais Teoremas, Probabilidade Condicional, Teorema de Bayes, Variável Aleatória (v.a.), Distribuições de Probabilidade, Momentos de uma v.a.; Principais Distribuições Discretas: Uniforme, Bernoulli, Binomial, Geométrica, Poisson, Pascal; Principais Distribuições Contínuas: Uniforme, Normal, Exponencial, Gama, Qui-quadrado, t-student, F-Snedecor, Beta, Log-normal. - Inferência: Construção de Intervalos de Confiança, Comparação de Médias, ANOVA. - Testes de Adequação: Qui-quadrado, Kolmogorov-Smirnov. - Amostragem: Determinação do Tamanho Mínimo da Amostra. - Correlação e Regressão: Regressão Linear Simples, Regressão Linear Múltipla. - Planejamento de Experimentos: Modelos Fatoriais, Quadrado Latino. - Análise Multivariada: Análise de Clusters, Análise de Componentes Principais.

 

Microbiologia dos processos Biol. de trat. de resíduos orgânicos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Desenvolver o conhecimento sobre os aspectos fundamentais dos processos biológicos de tratamento de resíduos orgânicos, notadamente da microbiologia e bioquímica envolvida na degradação aeróbica e anaeróbica de compostos orgânicos.

 

Microbiologia dos processos biológicos de tratam. De resíduo (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: O curso procura oferecer uma visão de ciência fundamental e sua relação com a Microbiologia e o Saneamento Ambiental, e compreeende os seguintes tópicos: Conceitos históricos sobre Microbiologia, Metabolismo microbiano, ênfase ao metabolismo de procariotos, Microorganismos envolvidos nos processos biológicos aeróbicos de tratamento, Microorganismos envolvidos nos processos biológicos aneróbicos de tratamento, Metabolismos bacterianos especiais e sua importância para o saneamento ambiental, Leitura, estudo e discussão de estudos de casos, sobre o metabolismo microbiano e o saneamento ambiental.

 

Modelagem de chuva (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Formação e Tipos de Chuvas; Grandezas e Medidas de Precipitação; Fenômenos Enos; Padronização de dados de Chuvas; Análise de Agrupamento; Métodos para Determinação de Regiões Homogêneas de Chuvas; Modelos de Estimativa de Chuvas, Funções de Distribuição  de Probabilidade, Regressão Múltipla.

 

Modelagem de sistemas hídricos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: O ciclo hidrológico. Sistemas e Modelos. Modelagem de bacias. Modelos utilizados no gerenciamento de recursos hídricos. Noções de técnicas quantitativas para o gerenciamento de recursos hídricos.

 

Modelagem fluvial e ferramentas de hidrologia (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: O ciclo hidrológico. Sistemas e Modelos. Modelagem de bacias. Modelos utilizados no gerenciamento de recursos hídricos. Noções de técnicas quantitativas para o gerenciamento de recursos hídricos.

 

Modelagem hidrodinamica ambiental (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Derivações das equações de conservação da massa da quantidade de movimento e das equações de Sant-Venant - Hipoteses, Modelos matemáticos - Modelo de saint-Venant bidimensional considerações e limitações do modelo; Modelo unidimensional; Condições de contorno; soluções numéricas; Dispersão de poluentes (equações de transporte-difusão de poluentes);utilização dos softwares Modeleur/Hydrosim. Funcionalidades, estrutura de dados; imprtação dos dados, construção do modelo digital de terreno (MDT), validação do MDT, simulação hidrdinâmica, análise dos resultados.

 

Modelagem hidrológica e de sistemas ambientais (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: O ciclo hidrológico e a Bacia Hidrográfica; Pequenas e Grandes Bacias Hidrográficas; Modelos Hidrológicos: do Balanço Hídrico, Chuva-Vazão de regressão, lineares e não-lineares; Transposição de Modelos Chuva-Vazão; Regionalização de Vazões; Modelos Probabilísticos; Modelagem de vazão ecológica; Modelos Hidrossedimentológicos baseados na “Universal Soil Loss Equation.

 

Planejamento em recursos hídricos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Os recursos hídricos e sua importância. Distribuição dos RH no planeta. Usos múltriplos da água. Planejamento e desenvolvimento. O planejamento dos recursos hídricos. Etapas de planejamento e a engenharia. Balanço Hídrico. O gerenciamento de recursos hídrico Brasil. Aspectos legais e políticos no planejamento dos recursos hídricos.Instrumentos econômicos para gestão dos recursos hídricos. A sustentabilidade e a água como um bem econômico. Métodos multicriteriais ao planejamento ambiental de recursos hídricos.

 

Planejamento de experimentos e análise de resultados de pesquisa em saneamento ambiental (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Otimização de processos e experimentos, noções sobre experimentos fatoriais, estudos de casos, estatística elementar, ética na pesquisa, redação científica.

 

Planejamento, operação e controle de sistemas de saneamento (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Apresentação das principais características das unidades componentes dos sistemas de saneamento (água, esgoto sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial) utilizados nos municípios, para que sejam entendidas e avaliadas as etapas de planejamento, projeto, operação e manutenção das unidades componentes desses sistemas, bem como, para possibilitar a definição das alternativas mais adequadas para municípios da Amazônia Brasileira.

 

Qualidade e tratamento de água (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Características das águas. Tratamento de água para abastecimento. Coagulação. Floculação. Sedimentação. Filtração. Desinfecção.

 

Regionalização hidrológica (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução a regionalização hidrológica. Regressão simples e múltipla. Regionalização de vazões média, mínima e máxima. Regionalização de curvas de permanência de vazões. Regionalização de vazões ecológicas. Regionalização de chuvas média anual e média mensal. Métodos de identificação de regiões hidrologicamente homogêneas. Análises de agrupamento. Introdução ao método Fuzzy c-means.

 

Sustentabilidade dos sistemas de saneamento básico (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Sistemas de Saneamento Básico. Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental no Saneamento Básico. Legislação e Instrumentos de Planejamento. Normas Técnicas e Projetos de Engenharia. Licenciamento Ambiental de Sistemas de Saneamento. Custos das Obras. Impacto da Gestão Operacional na Sustentabilidade dos Sistemas. Arrecadação e Despesas Operacionais na Prestação dos Serviços. Indicadores de Sustentabilidade. Mecanismos de Avaliação e Controle da Infraestrutura Urbana Saneamento Básico.

 

Tópicos especiais de recursos hídricos: hidro e hidráulica (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Hidrologia Aplicada Ciclo hidrológico. Noções de hidrometeorologia. Mediações dos fenômenos hidrometeorológicos. Bacia hidrográfica, características morfológicas e topográficas. Precipitação. Evaporação. Infiltração. Evapotranspiração potencial. Escoamentos. Coleta, análise e processamento de dados hidrológicos. O balanço hidrológico de uma bacia hidrográfica. Hidromecânica Propriedade dos fluidos. Hidrostática. Dinâmica dos fluidos. A viscosidade e a resistência nos escoamentos em condutos livres e forçados. Orifícios, bocais e vertedores. Similaridade e teoria dos modelos em hidromecânica.

 

Tratamento aeróbio de águas (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Caracterização de águas residuárias. Microrganismos aeróbios envolvidos no biológico aeróbio. O processo de lodos ativados. Objetivo do processo de lodos ativados. Estudo dos fatores ambientais e operacionais que influenciam no processo de lodos ativados. Cinética de consumo de substrato e de crescimento de microrganismos aeróbios. Variações dos processos de lodos ativados. Análise e Controle do Processo de Lodos Ativados. Processos para remoção de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo em sistemas de lodos ativados. Transferência de oxigênio em sistemas de lodos ativados (dispositivos de entrada, mecanismos de aeração, Lei de Fick, Coeficiente de transferência de oxigênio). Problemas operacionais do processo de lodos ativados. Aspectos da separação de fases líquida e sólida em decantador secundário (tipos de sedimentação, análise do fluxo de sólidos, taxa de sedimentação, tipos de tanques, distribuição do escoamento). Balanço de massa em uma ETE por processos de lodos ativados.

 

Tratamento anaeróbico de águas residuais (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Caracterização de águas residuais. Microorganismo aeróbios envolvidos no biológico aeróbico. O processo de lodos ativados. Estudo dos fatores ambientais e operacionais que influenciam no processo de lodos ativados. Cinética de consumo de substrato e de crescimento de microorganismo aeróbicos. variações dos processos de lodos ativados. Análise e controle do processo de lodos ativados. processo para remoção de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo em sistema de lodos ativados. Transferência de oxigênio em sistemas de lodos ativados (dispositivos de entrada, mecanismo de aeração, Lei de Fick, Coeficiente de transferência de oxigênio). Problemas operacionais do processo de lodos ativados. Aspectos da separação de fases líquida e sólida em decantador secundário (Tipos de sedimentação, análise do fluxo de sólidos, taxa de sedimentação, tipos de tanques, distribuição do escoamento). Balanço de massa em uma ETE por processos de lodos ativados.

 

Tratamentos de efluentes e controle de impactos (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Cidade e meio Ambiente; Sistemas de Infra-estrutura urbana, Geração de Poluentes x Contaminantes na área urbana;caracterização de efluentes, Sistemas de tratamento de resíduos líquidos, Sistemas de tratamento e destino de resíduos sólidos, Corpos d'aguas em áreas urbanas, Controle da qualidade da água, Estudos de casos.

 

Valoração de recursos naturais e serviços ambientais (4 Créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução, princípios gerais da economia, economia ambiental, ontologia e percepção do valor, conceitos e classificação dos recursos naturais e serviços ambientais, principais métodos de valoração, estudos de caso.